Como estudar matemática para concursos públicos


Estudar matemática sempre foi um desafio para a maioria dos alunos, o problema é ainda maior quando você precisa de um bom desempenho nessa matéria para conseguir uma grande nota em um concurso público. Não adianta tentar fugir pois qualquer prova que você realize terá dezenas de perguntas que envolvam números e contas.

A maior dificuldade da matemática é que só existe um resultado exato. Caso você perca longos minutos tentando resolver uma conta e quando vê que o resultado encontrado não corresponde a nenhuma das alternativas da questão, a sensação é de desespero. 

Outro grande desafio no que diz respeito a matemática é que existem diversos tipos de fórmulas e contas e cada uma é utilizada em uma situação diferente. Infelizmente algumas coisas precisam ser decoradas e caso você não lembre na hora da prova, não haverá outra alternativa a não ser chutar o resultado. 

Para conseguir um bom desempenho nas questões matemáticas em um concurso público é preciso saber um pouco sobre diversos tópicos da disciplina, como frações, regras de três, geometria, equações, proporção, razões, questões de temperatura, velocidade, análise de gráficos e tabelas, classe dos números (reais, racionais, inteiros).

Alguns itens costumam ser mais solicitados em concursos, porém, antes de arriscar qualquer um dos itens acima, é preciso que você saiba realizar as funções básicas matemáticas, que são adição, subtração, multiplicação e divisão. Qualquer outro campo da matemática exige conhecimento nessas quatro operações, por isso se você ainda tem dificuldade em alguma delas, procure estudar.

Quais matérias de matemática mais caem nos concursos?

As matérias mais presentes nos concursos públicos são porcentagem, geometria, proporções e raciocínio lógico. Por isso é fundamental saber realizar a regra de três e fazer contas com frações. Além disso a raciocínio lógico também pede uma interpretação do que o problema está pedindo.

Se o concurso que você prestar for para um banco por exemplo, dentre as questões de matemática haverá também problemas relacionados a matemática financeira. Para isso, além de todos os itens já mencionados, também é preciso saber resolver questões que envolvam juros, transformar centavos em reais e trabalhar com tabela de inflações.

Lógica, Proporções, Porcentagem, Cálculo de Dias e Prazos

Entre os temas mais presentes em concursos, estão questões de lógica simples, as quais é possível calcular fazendo uso de regra de três. Questões em contextos de proporções e contas de dias e datas, em contextos de prazos e juros, costumam aparecer em concursos de nível superior. Por fim, em praticamente todas as provas estão presentes problemas relacionados à porcentagem, sobretudo relacionadas à problemas que envolvem salários e horas extras.

Para conseguir se sair bem na matemática em concursos públicos não há segredo, é preciso se esforçar muito, aprender as fórmulas necessárias e saber a hora correta de utilizá-las, para isso é preciso ler com atenção as perguntas e entender o que está sendo pedido.

Partilhar é cuidar!

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS