7 curiosidades sobre o corpo humano


O corpo humano é muitas coisas: um dispositivo mecânico, um conjunto de química ambulante, uma forma de vida sustentável e um fenômeno biológico em constante mudança. Há muito a saber sobre o nosso organismo. Você estava ciente desses dez fatos surpreendentes?

1- ESQUELETO HUMANO – ESTRUTURA E ALICERCE DO CORPO

O maior osso do corpo humano é o fêmur. Pode suportar 30 vezes o peso do corpo de uma pessoa. Em um humano adulto, 25% dos ossos estão nos pés. Um esqueleto humano renova-se completamente a cada 10 anos.  É composto por 206 ossos, mas ao nascimento um esqueleto infantil contém aproximadamente 350 ossos. Ao longo do tempo, alguns dos 350 ossos se fundem e acabam por crescer até o número de 206 adultos.

2- NOSSO CORPO PRODUZ ÁCIDO CLORÍDRICO

Como parte do processo digestivo, seu estômago secreta ácido clorídrico, um poderoso composto corrosivo usado também para tratar vários metais na indústria. O ácido clorídrico que seu estômago secreta também é poderoso, mas o revestimento mucoso da parede do estômago o mantém dentro do sistema digestivo. Como resultado, dissolve as moléculas do alimento que você consome, mas não o seu próprio estômago.

3- O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO HUMANO

Assim como o fígado, coração e rins, sua cobertura externa é um órgão. Aliás, a pele é o maior órgão do corpo humano: um homem comum tem pele suficiente em seu corpo para cobrir aproximadamente vinte metros quadrados. Para uma mulher média, é aproximadamente dezessete metros quadrados. Aproximadamente 12% do seu peso é da sua pele. E sua pele, que faz parte do chamado sistema tegumentar, substitui 45.000 células em apenas alguns segundos. Sua pele está constantemente se renovando.

4- ÁGUA, UM COMBUSTÍVEL PARA O CÉREBRO

O cérebro é um dos órgãos mais importantes de um corpo humano. Nos ajuda a pensar, raciocinar, lembrar e aprender coisas novas. Seu cérebro pode representar apenas cerca de 3% do seu peso corporal, mas recebe cerca de 30% do sangue bombeado pelo coração. Aliás, o cérebro humano é feito principalmente de água. Na verdade, seu cérebro é composto por aproximadamente 75% de água e contém cerca de 2% da água total em seu corpo. Como curiosidade, se uma pessoa apresentar cerca de apenas 2% de desidratação, isso pode prejudicar sua atenção, habilidades de memória e outras funções cognitivas.

5- A ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO DO CORPO HUMANO

O coração é o órgão mais importante do corpo humano. Tem uma incrível capacidade de manter todas as atividades ativas e mantém os vários órgãos funcionando normalmente. O coração humano bate cerca de 100.000 vezes em um dia e envia 2.000 litros de sangue pelo corpo. Qualquer tipo de dano ao coração ou às suas válvulas pode resultar em redução do poder de bombeamento. Este poder de bombeamento reduzido força o coração a trabalhar mais para manter a demanda do corpo por sangue

6- APÊNDICE, O ÓRGÃO INJUSTIÇADO DO CORPO HUMANO

O apêndice é um órgão injustiçado. Geralmente é tratado como uma parte do corpo que perdeu sua função milhões de anos atrás. Tudo o que parece ser ocasionalmente é infectado e causa apendicite. No entanto, recentemente descobriu-se que o apêndice é muito útil para as bactérias que ajudam o funcionamento do sistema digestivo.

Eles o usam para aliviar a tensão da atividade frenética do intestino, em algum lugar para se reproduzir e ajudar a manter os habitantes bacterianos do intestino preenchidos. Portanto, trate seu apêndice com respeito.

7 – SUA AUDIÇÃO DEPENDE DE PELOS

Seu senso de audição depende de minúsculos pelos no fundo da orelha. Se você perder esses cabelos, perde a audição. Além disso, seu sistema auditivo (saiba mais) pode ser danificado permanentemente mesmo após uma única exposição a ruído extremamente alto.

Partilhar é cuidar!

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS