Cuidado!! Dietas Muito Rígidas Podem Ser A Causa Do Seu Mau Humor!

Mau humor, depressão e ansiedade podem ser resultado de uma alimentação desequilibrada, adotada, normalmente, por quem quer perder peso de forma rápida. Apesar de funcionarem momentaneamente, dietas rígidas demais não são saudáveis, não ajudam a emagrecer de maneira sustentável e ainda podem detonar o seu lado emocional.

Estudos sugerem que a serotonina, um neurotransmissor do sistema nervoso central associado à sensação de bem-estar, contribui para a saciedade atingida após uma refeição. Um plano alimentar contendo, por exemplo, mil calorias diárias e baixo teor de carboidratos (pão, bolacha, aveia, barra de cereal, macarrão, arroz, batata e tudo que contenha farinha de trigo) afeta o nível de serotonina no cérebro de mulheres saudáveis. Isso dificultaria a obtenção de saciedade, o que as deixaria de mau humor durante a dieta.

A anemia pode ser outro motivo de problema em regimes rígidos. A doença é causada por deficiência de ferro, encontrado em alimentos como carne vermelha, peixe, agrião, couve, feijão, grão-de-bico, lentilha e açúcar mascavo. “Por incrível que pareça, é mais comum nos obesos do que em pessoas com o peso saudável e pode gerar um tremendo cansaço e alterar muito o humor”. Retenção de líquidos, prisão de ventre e falta de outros nutrientes importantes como cálcio, magnésio e fósforo também podem atrapalhar o humor.

Recomendações
Existem algumas orientações para manter o humor durante uma dieta. Para começar, o ideal é adotar um plano balanceado. Quem está lutando contra a balança deve visar a reeducação alimentar, substituindo os alimentos anteriores por outros mais saudáveis, evitando a todo o custo sentir fome.

Por isso é quem tem uma vida saudável, é sempre mais vantajoso e feliz.

Cuide-se, a melhor solução é a prevenção.