Vidros Abertos Ou Ar Condicionado – O Que Será Mais Económico??

O que será que gasta menos – vidros abertos ou ar condicionado? Esta é uma das principais questões dos condutores quando chega aquele tempo de calor.

Muito se diz que é mais económico ligar o ar condicionado do que abrir os vidros e a série de TV americana “Caçadores de Mitos” (Mythbusters) decidiu ajudar a explicar a realidade por detrás desse mito.

Acontece que quantos mais obstáculos o automóvel encontrar pelo caminho, mais combustível vai gastar para os superar, e com os vidros abertos, passa a existir uma força de atrito (arrasto) provocada pelo vento que só vai atrasar o veículo, logo terás de puxar um pouco mais pelo motor para manter a velocidade, consequentemente gastando mais combustível.

No entanto, o ar condicionado também utiliza o combustível como fonte de energia. Por isso qual gastará menos combustível?

Os caçadores de mitos decidiram fazer alguns testes para esclarecer esta dúvida.

No primeiro teste eles fizeram uma simulação através do computador onde calcularam qual era a arrasto produzido por um automóvel a 75 km/h, o seu consumo de combustível com os vidros abertos e, com os vidros fechados e ar-condicionado ligado. A conclusão a que chegaram foi que andar com os vidros fechados e ar-condicionado ligado para economizar é um mito. Ou seja, o consumo de combustível a 75 km/h com os vidros abertos é menor do que com os vidros fechados e ar condicionado ligado.

O segundo teste já foi com automóveis reais numa pista de teste oval. Foi retirado todo o combustível dos veículos, colocando exactamente a mesma quantia em cada um deles. Os dois veículos tiveram que andar a uma velocidade constante de 85km/h. Neste teste, o resultado foi exactamente o oposto do primeiro, que foi feito com simulação computacional. O carro que andou com os vidros abertos teve um consumo de combustível maior que aquele que andava com o ar-condicionado ligado.

Vê também: Graham, O “Ser Humano” Que Nunca Morreria Num Acidente De Carro!  

Ou seja, até aos 80 km/h, compensa mais andar com os vidros abertos. Acima dessa velocidade, é aconselhável fechar os vidros e ligar o ar condicionado. Isto se quiseres poupar mais alguns trocos em combustível :)

FONTEMuito Bom
Partilhar é cuidar!

PELA WEB

Loading...