Uma Questão Para Refletir

Vou escrever sobre um assunto que nunca vi ser escrito mas tenho necessidade de o fazer, não sei bem o porque, ou então até sei mas ninguém entenderá, como ninguém entende as pequenas coisas que faço. E sei que serei alvo de críticas. Não nomearei nomes de restaurantes porque toda a gente sabe do que falo e para não ter problemas.

Desde que nasci que me lembro de passar na cadeia de fast food mais conhecida no país e do mundo. Ouvia muitas vezes os meus colegas comentarem que tinham ido lá jantar com os pais e eu perguntava muitas vezes aos meus o porquê de eu nunca lá ter ido, agora entendo.

Chegamos a uma altura em que a obesidade está cada vez mais próxima do tabaco, em causa de morte. Como é possível os próprios pais levarem os filhos a um sítio que aos poucos mata? Nunca pensaram nisto desta forma pois não?

Não é fácil ser saudável, principalmente quando trazemos maus hábitos do passado e a maior parte das pessoas pensa que fica mais caro. Mas vou fazer uma comparação, num menu de uma cadeia de fast food, no mínimo paga-se 5 euros, em qualquer uma e um saco de amêndoas (os frutos secos) é de igual preço. Uma saca de amêndoas dura para dois meses ou mais mas o menu dura apenas em algumas horas no vosso organismo. Não é caro ser se saudável mas a publicidade é realizada para que se pareça que sim, a publicidade do fast food.

É complicado não ter o peso ideal para a idade e altura. A autoestima praticamente não existe e tudo piora quando se olha a nossa volta e todas as modelos são magras, magras até demais. No entanto não é sentados no sofá a comer as bolachas que iremos ficar mais saudáveis e sim, dou preferência a saúde do que a estética.

Ah! E a medicação que cada vez mais aparece para emagrecer é tudo uma ilusão. De início faz efeito e as mudanças são visíveis até que se deixa de tomar e tudo volta ao que era antes. Por isso devemos fugir do padrão de querer efeitos rápidos, sem ter muito trabalho e lutar por aquilo que realmente queremos.

Para terminar deixo uma questão: quando é que a estética se tornou mais importante que a saúde? Quando é que expressões como “Ainda bem que não engordo porque assim posso comer todas as porcarias que eu quiser.” se tornaram mais importantes que “Tenho de mudar os meus hábitos porque dou valor a saúde.”?

PORDaniela Pereira
Partilhar é cuidar!

RELACIONADOS




PELA WEB

Loading...