A procurar de um significado da palavra “Mãe”…

Mãe… uma palavra que significa ou pelo menos deveria significar muito para todos nós, no entanto encontra-se vulgarmente definida no dicionário como “Mulher que tem ou teve filho ou filhos”. Para mim não se pode chamar de mãe a alguém apenas por ter dado à luz um ser pois muitas mulheres recebem a dádiva de transportar um rebento no ventre e após o seu desabrochar abandonam-no, por vezes, até mesmo sem justificação… Merecerão estas mulheres o cognome de “Mãe”? que apenas carregou um ser dentro de si, e o amor?! Mãe não é aquela que tem o mesmo sangue que o filho mas sim aquela que sabe dar amor ao seu descendente.

A meu ver o ser humano passa por várias fases e em cada uma a nossa mãe desempenha um papel. Quando nascemos ela passa de humana a animal, uma leoa capaz de defender a sua cria de todo e de todos, à medida que crescemos começa a nossa primeira jornada… a ida para o infantário em que nos são dadas as primeiras assas para voar. Todas as manhãs quando via a minha mãe a sair pela porta da sala do infantário a acenar-me achava que me ia abandonar mas no fim do dia lá vinha ela com um sorriso no rosto para me levar para casa onde nos perdíamos em diversas brincadeiras.

Mãe é aquela que cuida de ti quando estás doente, que te diz as palavras mais doces existentes na sua garganta aos nossos ouvidos quando as precisamos de ouvir, é também aquela que tem sempre as palavras certas para nos dar um sermão quando não nos portamos da melhor maneira. Mãe é aquela que está sempre ao nosso lado para nos secar as lágrimas derramadas ou até mesmo para partilhá-las connosco. Mãe é aquela que para além da tristeza, também partilha as nossas alegrias, apoiam todas as nossas opções e festejam todas nossas conquistas. Mãe é aquela que coloca os seus filhos antes de tudo e são capazes de largar qualquer coisa por eles… Mãe é aquela que nos sorri e nos sussurra um “Estou bem…” mesmo quando naquele momento se pudessem desvaneceriam-se como o nevoeiro. Mãe é aquela que não faz nenhum fret para nos ouvir e aconselhar.

Costumo dizer que tenho o meu próprio dicionário pois por vezes tenho uma interpretação diferente das palavras e esta é uma delas. Fui à procura de um significado da palavra mãe
no meu dicionário e cheguei a esta…

Mãe 

  1. mulher forte que tem filhos não necessariamente de sangue mas de coração e que não os abandona.
  2. mulher que faz de tudo para proteger as suas crias nem que tenha de virar leoa.
  3. mulher que oferece a sua felicidade e absorve as tristezas dos seus filhos.
  4. [sentido figurado] rainha sem coroa.
  5. ser tão especial que merece o seu próprio dia.

Hoje é o dia da mãe… o dia de todas estas mulheres e nós como sortudos pela sua existência devemos acariciá-las e agradecermos por tudo o que nos dão e deram. Feliz dia a todas as mãe que já partiram, a todas as que ainda podem acompanhar os seus filhos e as que serão em breve. E como não podia deixar de ser à minha que é tão especial como a vossa. Mãe… uma palavra tão pequena para um significado tão forte…

PORACS
Partilhar é cuidar!

PELA WEB

Loading...