Os Privilégios Sociais Explicados Apenas Com Um Papel Amassado E Um Caixote Do Lixo!!

É inegável que cada vez existem mais contrastes sociais. De acordo com os privilégios que cada um desfruta, fica-lhe mais fácil atingir determinados objectivos, mas algumas pessoas não percebem como é que isso pode acontecer.

Um professor descobriu uma maneira bem fácil de explicar como estas diferenças podem acontecer, criando uma analogia interessante para alertar a todos os que possuem certos privilégios na sociedade, pois estes, muitas das vezes, acabam acomodados pela situação em que vivem e esquecem das outras pessoas.

Começou por dar um pedaço de papel a cada aluno e pediu-lhes para amassarem-no

licao-privilegio-1

Depois colocou um caixote do lixo na frente da sala

licao-privilegio-2

E disse: “O jogo é simples – todos vocês representam a população do país. E todos no país têm a chance de se tornarem ricos e mudarem de classe social.”

licao-privilegio-3

“Para irem para a classe alta, tudo o que devem fazer é lançar o papel amassado dentro do lixo, sentados no vosso lugar.”

licao-privilegio-4

Foi aí que os alunos do fundo da sala imediatamente protestaram, “Isso é injusto!”. Eles podiam ver que todos os estudantes na frente tinham uma chance muito maior.

licao-privilegio-5

Todos lançaram os papéis, e – como esperado – a maioria dos estudantes sentados na frente conseguiram acertar, e apenas alguns do fundo da sala tiveram sucesso.

licao-privilegio-6

O professor concluiu dizendo: “Quanto mais perto estiverem do lixo, melhores as suas chances! Essa é a forma como o privilégio funciona. E quem está perto dele, não é capaz de olhar para trás de si entendendo a realidade de quem não tem os mesmos privilégios.”

FONTETudoInteressante
Partilhar é cuidar!

RELACIONADOS




PELA WEB

Loading...