Mas o que é metabolismo?

Quando buscamos emagrecimento ou definição corporal, sempre nos debatemos com o conceito metabolismo. Mas o que é metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que o nosso organismo realiza para se manter vivo, mudando e produzindo moléculas conforme a necessidade. Esses processos podem ser de construção – anabolismo, ou de destruição – catabolismo.

Cada pessoa utiliza uma quantidade de energia para respirar, dormir, o coração bater; essa quantidade de energia que consumimos para estarmos vivos é o que chamamos de taxa de metabolismo basal, ou seja, se não fizermos nenhum movimento ao longo do dia ainda assim estamos gastando energia.

Vários fatores interferem no metabolismo, como peso, hormônios, idade, sexo, atividade física e estimulantes, como por exemplo, os chás.

Ao estimular o nosso metabolismo aumentamos essa taxa metabólica, ou seja o consumo de energia, mesmo quando estivermos parados, pensando, trabalhando e até dormindo…

No processo de emagrecimento, notamos que inicialmente é muito fácil perder uns quilinhos, mas chegamos em uma fase que com os mesmos cuidados paramos de perder peso, isso é normal de acontecer. Para continuarmos tendo resultado, precisamos ativar, aumentar o metabolismo para assim ter um maior consumo de energia mesmo quando estamos em repouso.

Vou dar algumas dicas para ativar o seu metabolismo.

1) Faça atividade física!

Com ela vamos ganhar mais massa magra – músculos, e perder gordura. Uma célula muscular consome mais energia do que uma célula de gordura, desta forma o seu metabolismo vai aumentar. Então dance, pule, caminhe, corra, pedale, movimente-se!

2) Coma de 3 em 3 horas!

Ao se alimentar nessa frequência o nosso corpo vai receber de forma constante energia, e não vai entrar no processo de armazenamento para possíveis necessidades. O segredo é COMER! Mas calma… evite alimentos sabidamente nocivos, como: doces industrializados, frituras, hambúrgueres, refrigerantes, massas.
Coloque em sua rotina alimentos integrais, naturais, de preferência frescos e coloridos.

3) Tome bastante água!

Nosso organismo é constituído de 80% água e utiliza em média 2 litros diariamente para realizar todas as funções metabólicas. Beba muita água!!!

Uma dica é ter a sua garrafinha, assim quando olhar para ela vai lembrar de tomar um gole de água e com o tempo vai sentir mais sede e beber mais água.

4) Durma bem!

Durante o sono nosso organismo se revigora, uma noite mal dormida faz com que o corpo destrua muitas moléculas. O ideal e de 7 a 8 horas por noite. Mas cada pessoa tem a sua necessidade, se conheça e se programe para isso!

Adquira hábitos saudável e tenha uma vida saudável!!


PELA WEB

Loading...