Liberdade é uma responsabilidade!

A definição de liberdade altera-se conforme a idade, opiniões e crenças, para alguns jovens a liberdade é poder fazer tudo o que quer e quando quer, enquanto que para os adultos ela já é vista como sinónimo de regras e obrigações.

Todos somos livres, mas a grande maioria de nós não sabe viver plenamente a liberdade, há sempre alguém que acha que só vai ser livre depois de ter dezoito anos, de sair da escola, depois de se formar na universidade, ou até mesmo depois de sair da casa dos pais e for viver sozinho, mas não, todos nós somos livres, livres de respirar, de sonhar, de lutar e de viver, desde que cada um se responsabilize pelas suas acções.

Todos nós vivemos num mundo em que se fala muito dela, e em que se preza muito a liberdade por isso mesmo temos de ter em mente que a responsabilidade também faz parte da liberdade.

Temos a oportunidade de escolher o que queremos fazer, o que queremos ouvir, escolhemos os nossos sonhos e objectivos, escolhemos os caminhos que queremos percorrer e até o tipo de pessoas que queremos ser, desta forma somos livres para isso. Existem pessoas que de certa forma não são tão livres como desejavam e mesmo assim ainda conseguem fazer escolhas, pois o pensamento jamais será “preso”, sendo assim existe a liberdade de pensamento e expressão desta forma as pessoas tem o pensamento livre em relação as coisas, por exemplo: alguém foi preso por cometer um crime, essa pessoa foi presa mas mesmo assim tem a liberdade e o direito a escolher se quer ou não falar sobre o crime.

Com a liberdade vem sempre a responsabilidade, pois ser livre é também uma grande responsabilidade, quanto mais livre se é mais responsabilidade se tem de ter.

PORJoana G.Torres
Partilhar é cuidar!