Inimigos exames!

Querido ministério da educação e queridos professores ,tenho estas palavras entaladas na garganta já faz algum tempo e sei que vocês não vão ler nem querer saber , mas eu vou escrever a mesma para vocês .Sou uma aluna que mais uma vez vai passar pelos ‘ inimigos exames Nacionais ‘ e sei que milhares de adolescentes como eu estão na mesma situação , e aposto que como para mim para eles não esta a ser nada fácil .

Sei que já passaram por esta fase , sei que já foram alunos e adolescentes também, e sei que para estarem nesse lugar tiveram que trabalhar e passar noites em branco , mas neste lado nesta nova geração isto não esta fácil. Passamos 9 meses fechados literalmente dentro de uma sala , onde o principal objectivo é no final do ano termos boas notas para no futuro sermos alguém na vida,e todos sabemos que a situação do nosso país em termos de empregos não está nada fácil .

Falo por mim e pela maioria dos alunos , não é fácil ,os horários são horríveis e as condições da maioria das escolas não são as melhores . Chegamos a passar muito frio nos Invernos , com aquecedores que supostamente nos deviam aquecer mas só estão lá para decoração , suponho…Depois de um dia exaustivo de escola ainda temos de chegar a casa e fazer trabalhos e mais trabalhos , estudar para os testes e começar a preparar os exames ..

Não seria em casa de devíamos descansar ? Ter programas com os nossos amigos e a nossa família?Com tanto estudo onde fica a nossa vida social ? Onde fica o nosso descanso?Não nos podemos já divertir ?Não digam que o tempo dá para tudo , ate podia dar mas não da ,mesmo bem organizado não temos tempo para tudo e se queremos ser bons na escola temos de deixar as nossas coisas favoritas de parte e não acho nada justo. Mas passando ao assunto que me trouxe ate aqui! Os exames … os exames , aqueles que vão decidir o nosso futuro ! Qual é a piada dos exames ?

Passamos anos dentro de uma sala a estudar , passamos anos a ter novos conhecimentos , passamos anos a dar no duro para depois chegarmos aqueles anos onde os exames são obrigatórios e querem que em 2 horas cada um mostre o que sabe? Acham que 2 horas chegam de horas de aprendizagens e dores de cabeça?

Nessas terríveis e assustadoras 2 horas estamos nervosos , onde apenas se pensa que para muitos de nós aqueles exames vão decidir o nosso futuro..Não é justo sermos bons alunos e por causa de um estúpido exame a nossa media ir pelo cano abaixo e termos de nos inscrever para a segunda fase que pode correr pior que a anterior …Não estou a dizer para se acabar com os exames apenas que não deveriam de ter o peso que têm na nossa vida escolar ! Foi apenas um pequeno desabafo de uma aluna que esta desesperada.

PORSara Filipe
Partilhar é cuidar!

PELA WEB

Loading...