E A Sua Tireoide, Como Vai?!

A tireoide consiste em uma das maiores glândulas do nosso organismo, possuindo forma de borboleta e situada na parte anterior do pescoço. Mas o que esta glândula tem de tão importante para o nosso metabolismo?

A ausência completa da secreção tireoidiana faz com que o metabolismo basal caia para 40-50% do normal, enquanto o excesso extremo de secreção pode aumentá-lo de 60-100%… Por isso, a manutenção da saúde desta glândula é de extrema importância para o equilíbrio de todas as funções do corpo. A atividade desta glândula pode muitas vezes estar diminuída – levando ao desenvolvimento de uma patologia denominada hipotireoidismo, assim como pode estar aumentada – desenvolvendo-se o hipertireoidismo.

A boa notícia é: Yes!! Todos nós temos tireoide!

Por que dizemos isso? Pois este é um termo corriqueiramente utilizado quando as pessoas se referem ao hipotireoidismo – disfunção onde em geral há uma produção insuficiente dos hormônios tireoidianos. Havendo uma falta de “combustível” no organismo, tudo começa a funcionar mais lentamente: o coração bate mais devagar, o intestino fica lento e preso e o crescimento pode ficar comprometido. Além disso, há uma diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, pele seca, ganho de peso, aumento nos níveis de colesterol e mesmo depressão. Em suma, o organismo tenta “frear” a si mesmo, já que falta “combustível”. Neste caso, deve-se procurar um endocrinologista e o tratamento em geral consiste na reposição de um dos hormônios tireoidianos – o T4.

Além disso, é preciso chamar atenção para alguns alimentos os quais podem influenciar no funcionamento da tireoide, como repolho, nabo, soja e couve. Recomenda-se o consumo destes alimentos de 1-2 vezes por semana apenas. Em vegetais como a couve e o repolho, existe uma substância denominada de pró-goitrina a qual dá origem a goitrina. Esta substância é responsável pela inibição dos hormônios tireoidianos, o que pode potencializar o quadro de hipotireoidismo.

Portanto, ao sentir os sintomas citados anteriormente, procure um médico e faça um check up na sua tireoide. Pode ser ela que está prejudicando o seu processo de emagrecimento ou o seu ganho de massa magra, dessa forma, fique atento!! Uma tireoide saudável te garante energia e disposição pro dia todo!