Dormir Para Emagrecer!!

Um dos momentos mais interessantes do nosso organismo é o sono, visto que possui efeitos muito conhecidos, benefícios muito além do imaginado e fatos ainda a serem esclarecidos, como por exemplo, a privação do sono causar danos reais para o organismo.

O sono é um momento de total relaxamento, no qual existe uma organização completa das funções orgânicas para repararmos os danos e assim estar tudo pronto para um novo dia.

O que acontece durante o sono:

– Aprendizado e memória: As novas informações recebidas durante o dia são processadas durante o sono, nesse momento serão descartadas ou armazenadas de acordo com a “importância” que o nosso cérebro definiu. É durante o sono que se consolida a memória.

– Metabolismo: Durante o sono ocorre toda a reorganização de moléculas, a formação das moléculas que foram necessárias durante o dia – anabolismo, ou que são desnecessárias – catabolismo. O processo ao longo do dia não para, mas é durante o sono que os órgãos ficam com o funcionamento em baixa actividade, permitindo-se, desta forma, a formação das novas moléculas.
– A perda de peso é outra questão relacionada ao sono, pois quando dormimos a produção da leptina – hormônio da saciedade, aumenta, e, a de grelina – hormônio do apetite, cai. Por isso, enquanto dormimos não temos fome e com uma noite boa de sono a vontade de atacar a geladeira é menor.

– Fortalecimento do sistema imunológico ocorre além das demais funções. Um corpo relaxado e organizado tem maior eficiência para defender contra qualquer agente invasor.

Uma noite bem dormida dá disposição, paciência e capacidade para um dia cheio de actividades. Em contrapartida as noites mal dormidas resultam em irritabilidade, mau humor, falta de concentração e perca de paciência. Muitos são os factores que favorecem um bom sono, dentre eles, mais uma vez preciso dizer a vocês, a actividade física e uma alimentação saudável.