Como Lavar Os Pincéis De Maquilhagem!!

Infelizmente cuidar da higiene dos pincéis de maquilhagem nem sempre é uma prática comum entre quem os usa mas devia ser. O facto dos pincéis acumularem maquilhagem contribui para o aparecimento de bactérias nocivas à saúde, para além de diminuir a vida útil do pincel.

Recentemente tivemos conhecimento de uma notícia de uma jovem australiana que havia ficado paraplégica após usar os pincéis de maquilhagem de uma amiga. Jo Gilchrist contraiu uma bactéria que a deixou numa cadeira de rodas. Segundo o que li, trata-se de uma bactéria que está presente na mucosa que, quando transmitida a pessoas com baixa imunidade, como a Jo, pode causar infecções graves.
Obviamente este é um caso extremo, no entanto é exemplificativo do quão nocivo pode ser um pincel de maquilhagem não lavado e desinfectado.
É preciso ter especial cuidado quando usamos pincéis que não são nossos ou mesmo os que estão em perfumarias de uso público.
Partilhar produtos de maquilhagem deve ser evitado de forma a não haver proliferação de bactérias e doenças. Os produtos devem ser usados somente pela própria pessoa. A partilha inofensiva de um pincel ou de um simples batom pode ser a porta de entrada para a contaminação da saúde.

Como lavar

A higienização de pincéis e esponjas deve ser periódica, no máximo de 15 em 15 dias ou, para quem usa diariamente, todas as semanas.
Para os pincéis recomendo o uso de champô hidratante ou sabonete de glicerina. No caso das esponjas um detergente anti-bacteriano.

Para começar, colocar um pouco de champô na palma da mão e esfregar o pincel de forma a criar espuma. No caso de se usar um sabonete, o pincel deve ser esfregado no próprio sabonete.
Fazer movimentos delicados de vaivém na palma da mão até que a espuma fique branca. De seguida, enxaguar com água abundante de forma a retirar todo o produto. O pincel deverá estar com os pelos virados para baixo e a água não deve chegar ao cabo. Por fim, apertar ligeiramente de modo a retirar o excesso de água.

pinceis-de-maquiagem-como-limpar-03

b46308_eda25e12e1004a1b94eeec1336d08771Os pincéis nunca, em tempo algum, deverão ser deixados mergulhados em água.

img_04681Existem também no mercado luvas específicas que ajudam a remover de forma eficaz a maquilhagem nos pincéis.

luvas1Como secar

Após a lavagem, os pincéis devem ser secos com auxílio de uma toalha (apenas de forma a retirar ainda algum excesso de água que tenham).

O correto é devolver forma ao pincel ainda húmido, com os dedos e colocá-los a secar numa superfície plana, deitados sobre uma toalha seca. Se por exemplo ficarem em cima de uma mesa, a zona do pelo deverá ficar do lado de fora, tal como na imagem.

pinc6Nunca devem secar com o pelo virado para cima.
Há quem use o secador ou simplesmente deixe a secar ao sol. Errado! O sol e o secador ressecam os pincéis, contribuindo para que o pelo parta ou caia.

1Limpeza rápida

Existem também no mercado, hoje em dia, produtos para que prometem uma limpeza e desinfecção rápida os pincéis. O meu preferido, sem dúvida, é este da Make Up Forever, que não contém álcool. Mas atenção, devem ser utilizados em situações de emergência não substituindo a correta higienização dos pincéis, tal como falado em cima.

a

PORAna Simões - Make Up Artist
Partilhar é cuidar!