Como Ganhares Sempre O Jogo Pedra-Papel-Tesoura!!

Fazes muitas vezes o pedra-papel-tesoura com os teus amigos? Tantas vezes nós usamos isso para um tira teimas, para ver quem é que paga os copos, ou o jantar, ou quem é que vai buscar qualquer coisa, lava a louça, arruma, etc…

Cientistas da Universidade de Zhejiang da China decidiram fazer um estudo sobre esse jogo para saberem se de facto os resultados eram aleatórios ou se existe mesmo uma técnica para se ganhar sempre, e não é que existe mesmo?

Para o estudo, os cientistas recrutaram 360 estudantes da Universidade. Os alunos foram divididos em 60 grupos de seis pessoas, sendo que cada aluno jogou 300 rodadas contra os outros cinco membros do grupo. Para incentivar os alunos a tentarem o seu melhor, os cientistas pagaram-lhes por cada vitória individual.

content_Rock_paper_scissors

No início das rodadas, cada uma das opções (pedra, papel, tesoura) foram escolhidas aproximadamente o mesmo número de vezes, mas à medida que o torneio ia avançando, os cientistas aperceberam-se de um padrão que começou a surgir: os jogadores que tinham ganho na ronda anterior, escolheram a mesma opção (vencedora) na próxima rodada para tentar continuar a sua série de vitórias. Por outro lado, aqueles que tinham perdido, mudaram imediatamente para uma opção diferentegeralmente a que vinha a seguir na ordem do nome do jogo. Isso significa que um jogador que havia perdido com a rocha provavelmente ia escolher o papel na jogada seguinte e, em seguida, passar para a tesoura, se isso não funcionar.

Logo, se tiveres muita atenção ao jogo do teu adversário, é muito fácil saberes qual é a opção que ele vai escolher na jogada seguinte. Por isso para ganhares (praticamente) sempre, o ideal é simplesmente definires que vão jogar à melhor de 5 e aí será quase impossível perderes se te lembrares destas regras… 😉

Vê também: Será Que Passas No Teste De Inteligência Das Cores?
Partilhar é cuidar!

PELA WEB

Loading...