Comer E Ir Ao Banho Logo De Seguida Pode Matar? Será Mito Ou Mesmo Verdade?

Sempre ouvi dizer que temos de aguardar cerca de 2 ou 3 horas depois de comermos para tomarmos banho para não sofrermos uma congestão, mas será que isso é mesmo verdade?

Na realidade não é bem assim. Ninguém morre de congestão, quanto muito morre-se por se desmaiar na água devido ao choque térmico. Isso sim, pode mesmo matar. Passo a explicar:

Durante a digestão existe uma grande quantidade de sangue que se direcciona para o estômago e para o resto do nosso sistema digestivo para que este processo decorra sem problemas e havendo um choque térmico da temperatura do nosso corpo com a temperatura da água, esse fluxo sanguíneo desvia-se para outros órgãos vitais de forma a manter a sua temperatura normal e isso pode provocar uma paragem de digestão. Tal também pode acontecer quando se faz exercício físico intenso após as refeições, pois o fluxo sanguíneo desvia-se para os músculos.

Havendo um choque térmico, isso vai provocar uma reação vasovagal – uma reacção repentina leva o sangue para as extremidades em vez de o levar para o cérebro, o que resulta numa baixa de tensão arterial repentina fazendo muitas vezes com que desmaies. E como é óbvio, desmaiar na água pode resultar em algo desastroso e fatal.

Por isso, podes estar descansada(o). Um banho depois de almoçares ou jantares não te faz mal nenhum, desde que a água esteja a uma temperatura parecida com a do teu corpo. Ah, e não precisas de esperar 20 ou 30 minutos, como também se diz por aí.

Já no que diz respeito às bebidas frias ou gelados durante a digestão, é preciso teres mais cuidado. Ingerires algo gelado durante uma refeição pode fazer com que a digestão pare, daí que as culturas orientais acompanhem as refeições com bebidas quentes, tipo chá morno.

Vê também: Ingerir Líquidos Durante A Refeição Engorda (Ou Prejudica A Digestão)???  

Um conselho: quando fores ao banho e a água estiver muito fria, vai molhando o teu corpo por partes, evita estar muito tempo ao sol para que o teu corpo não aqueça demasiado e tenta não abusar na quantidade de comida ingerida às refeições, principalmente nos dias em que fores para a praia ou piscina.

Partilhar é cuidar!