Andar De Bicicleta Pode Melhorar A Saúde Física E Mental!

Para ser saudável, você precisa se exercitar. A atividade física regular pode livrar o organismo de doenças graves, como a obesidade, as doenças cardíacas, o câncer, o diabetes e a artrite. Andar de bicicleta regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

Andar de bicicleta é exercício para qualquer idade

Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos. Este exercício faz bem ao seu coração, vasos sanguíneos e pulmões. Também é divertido, barato e bom para o meio ambiente.

Ir pedalando para o trabalho é uma das maneiras mais eficientes, de tempos em tempos, para combinar exercício físico regular com sua rotina. Estima-se que um bilhão de pessoas andam de bicicleta todos os dias – para o transporte, recreação e esporte.

Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta pode melhorar a sua saúde física e mental, além de reduzir as chances de sofrer de muitos problemas de saúde. A atividade também é uma boa maneira de controlar ou reduzir o peso, uma vez que aumenta a sua taxa metabólica, constrói músculos e queima gordura corporal. Se você está tentando perder peso, deve manter também um plano de alimentação saudável.

Andar de bicicleta é uma forma confortável de exercício e você pode alterar o tempo e a intensidade. Mantendo um ritmo constante entre as pedaladas, é possível queimar cerca de 300 calorias por hora.

Uma pesquisa britânica diz que andar de bicicleta por meia hora, todos os dias, pode queimar cerca de cinco quilos de gordura ao longo de um ano.

Protege o coração

As doenças cardiovasculares incluem derrame, pressão alta e ataque cardíaco. Andar de bicicleta estimula e melhora a saúde do coração, pulmões e circulação, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Um estudo dinamarquês, realizado ao longo de 14 anos com 30.000 pessoas de idade entre 20 a 93 anos, comprovou que andar de bicicleta regularmente pode proteger o coração. Outros estudos já indicam que pessoas que vão de bicicleta para o trabalho têm duas a três vezes menos exposição à poluição, assim mantém a saúde dos pulmões.

Reduz o risco de diabetes

O aumento dos casos de diabetes tipo 2 é um grave problema de saúde pública. A falta de atividade física é uma das principais razões pelas quais as pessoas desenvolvem esta condição. Um estudo feito na Finlândia descobriu que as pessoas que andam de bicicleta por mais de 30 minutos por dia tiveram um risco 40% menor de desenvolver diabetes, do que pessoas que não praticavam este exercício.

Andar de bicicleta evita lesões e o estresse

Andar de bicicleta melhora a força, o equilíbrio e a coordenação. Também pode ajudar a prevenir quedas e fraturas. É o exercício ideal se você tem osteoartrite, porque é de baixo impacto, não prejudicando as articulações.

Condições de saúde mental, como depressão, estresse e ansiedade podem ser reduzidas por andar de bicicleta regularmente. Isto é devido aos efeitos do próprio exercício e, também, pelo prazer que a atividade pode trazer.