ALERTA: Perigo Fatal Que Está Escondido Em Praticamente Todas As Praias!!

Apesar da época balnear estar a acabar em Portugal, no Brasil é algo que permanece durante o ano devido ao seu clima mais tropical, e por isso mesmo devem estar mais atentos a uma questão que tem preocupado os nadadores-salvadores!

Devido a um inverno rigoroso, com um mar mais agressivo, os fundos perto das praias foram alterados, provocando ondas maiores que podem arrastar os banhistas.

Vê também: Os 26 Escaldões Mais Engraçados Deste Verão!

Neste tipo de situação, em que te sintas com dificuldade nas chamadas correntes de retorno – situações em que as ondas que quebram de forma mais violenta mesmo junto ao areal formam canais em que a água regressa ao mar – deves deixar-te levar pela corrente, não nadando contra a mesma, pois só te vais cansar, o que pode levar ao afogamento. Quando sentires que as ondas perderam alguma da sua intensidade, mais longe da costa, deves começar a nadar paralelamente à linha da praia até sentires que é seguro sair.

Tendo em conta que o número de nadadores-salvadores é muito inferior ao número de banhistas por praia, estes deverão ter mais cuidado e respeitarem tanto as indicações dos nadadores-salvadores, como das sinaléticas existentes nas praias, como por exemplo as bandeiras que indicam o estado do mar.

Se todos nós formos responsáveis, muitas tragédias podem ser evitadas!!

A TV Tribuna divulgou este vídeo educativo para alertar os banhistas para este perigo:

Partilhar é cuidar!