A influência da Rotina!

Não somos feitos de pedra, mas sim de tudo aquilo a que se pode chamar de instável. Não somos perfeitos, nem nunca seremos. Somos sim, um ser que necessita, por vezes, de ser empurrado (e alguns, com força). Motivação nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário. O problema é que, para algumas pessoas, até buscar motivação custa.

São vários os campos na nossa vida, que precisam do nosso suor para valerem a pena e terem uma (boa) continuidade. No caso de pessoas que trabalham em casa, existe quem acorde de manhã, e seja incapaz de trabalhar se a casa (ou pelo menos o seu canto de trabalho) não estiver minimamente arrumada. Adota estratégias para fugir à procrastinação!

Faz-te confusão trabalhar com a casa desarrumada? Estipula uma rotina de limpeza.

Ninguém está a dizer para limpares a casa a fundo todos os dias (um grande NÃO). Mas é possível escolher de quanto em quanto tempo, por exemplo, dar “uma passada” no pó; arrumar a tralha no lugar; colocar a roupa espalhada nas gavetas e lavar aquela loiça de à dias. Estas são pelo menos quatro coisas, que podes fazer com intervalo de um dia. Escolhe o dia para a limpeza a fundo e segue essa rotina sempre! A longo prazo, é um sucesso garantido e notarás diferença também na tua disposição para realizar outras tarefas adjacentes.

Escolha a roupa para vestires na véspera!
Dependendo de onde trabalhas (dentro ou fora de casa), não precisas escolher algo muito elaborado e, por vezes, exagerado. Quando se trabalha em casa, o pior erro que podemos cometer é acordar, fazer o café e trabalharmos. Não conheço ninguém que tenha adotado este ritual matinal, e tenha resultado. Porque é um facto: N.Ã.O.R.E.S.U.L.T.A.! Nos primeiros tempos (ou até somente dias) pode correr bem, mas vai chegar a um ponto que vamos sentir a necessidade de recriar o ambiente de trabalho, da forma mais realista possível.

Ao continuarmos dentro do nosso confortável pijama, jamais conseguiremos criar uma barreira entre os dois ambientes. A existência dessa barreira é fundamental, para o nosso cérebro perceber a diferença e conseguirmos entrar no modo desejado (trabalho e lazer). Se fizermos isto, conseguiremos também disfrutar a 100% do melhor dos dois mundos.

Portanto, vamos colocar em prática:
1. Acorda;
2. Toma um bom pequeno almoço;
3. Um bom banho revitaliza logo pela manhã;
4. Veste uma roupa confortável e, aos teus olhos, agradável para um ótimo dia de trabalho;
5. Se trabalhas em casa e já tomaste o café no ponto nº2, não te inibas, prepara outro e vai para o escritório trabalhar!

A tua secretária precisa estar arrumada!
Sim, é verdade. Ao cérebro faz-lhe bastante diferença, enfrentar um posto de trabalho organizado e um completamente perdido em papel, canetas, etc. Se, para mim, existe algo chato, é chegar ao meu escritório pela manhã e não saber por onde começar (a arrumação e o trabalho). O simples acto de arrumares a tua secretária e deixares tudo pronto para no dia seguinte continuares o trabalho onde paraste, vai fazer-te poupar muito tempo e ser ainda mais produtiva/o! Não há nada pior, no que toca à motivação, do que te sentires perdido no meio de papeis com ideias que tiveste no dia anterior! Se as tivesses organizado ontem, hoje não perderias tempo a recomeçar! Portanto: vais arrumar a tua secretário ao final do dia, TODOS OS DIAS! Combinado? Boa!

POST-IT! Esta é a exclamação mais importante!
És escritor, designer, não importa o que tu faças! Arranja Post-it´s (e qualquer coisa que sirva para os manter à vista, pode ser na parede mesmo!). Tiveste uma ideia, seguida de outra e outra, outra, etc e estás a tentar organizar tudo isso no papel, mas fica dificil conseguir diferencia-las? POST-IT! Esta foi a minha mais recente estratégia adotada. Tive uma ideia e escrevi-a num post-it, à sua volta fui colando mais post-its com palavras chave relacionadas com a ideia principal. Vai adicionando quantos papelinhos forem necessários. No final desenvolve a ideia por trás de cada um deles. É excelente! Ajudou-me bastante a deixar de procrastinar!

Estas são pequenas mudanças que vão, garantidamente, fazer toda a diferença na tua forma de encarar os afazeres do dia a dia, a dar mais importância ao tempo por te permitir perceber que podes poupar, e muito, dele ao coloca-las em prática.

Bj, SA.


PELA WEB

Loading...