4 Benefícios Do Açafrão-da-Terra!!


O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta que pode ser utilizada tanto para uso na culinária, como para uso medicinal.

Tradicional da cultura asiática e indiana, esta planta traz vários benefícios para a nossa saúde, tais como:

  • Emagrece

Há uns dias atrás fizemos um artigo com uma dica de emagrecimento utilizando um sumo natural de açafrão, uma vez que a curcumina, um dos seus componentes, pode retardar o crescimento da gordura corporal e até reduzir consideravelmente a fome quando junto com pimenta-caiena.

  • Reduz as dores causadas pela artrite

Mais uma vez, a curcumina com as suas propriedades anti-inflamatórios e anti-oxidantes, auxilia na diminuição da dor causada pela artrite, com a vantagem de não ter qualquer efeito secundário, ao contrário de alguns medicamentos.

  • Auxilia no tratamento do Alzheimer

Sendo que a inflamação é uma das principais causas da doença, as propriedades anti-inflamatórias da curcumina voltam a ajudar no caso do tratamento do Alzheimer, impedindo ou atrasando a evolução da doença.

  • Previne o câncro

O consumo do açafrão pode ajudar a prevenir e tratar diversos tipos de cancro,  como o de mama, pulmão, próstata, fígado, pele e cólon, ajudando o corpo a combater radicais livres e reduzindo os danos às membranas celulares e ao DNA.

Vê também: 5 Benefícios Da Casca Da Banana Para A Tua Saúde E Para A Tua Beleza!!!

Nota: Mesmo sendo um produto natural, há que haver certos cuidados, não sendo aconselhado a todos, como o caso de quem esteja a fazer algum tratamento para afinar o sangue, uma vez que o próprio açafrão já o faz, da mesma forma que quem tenha tendência a desenvolver úlceras ou azia também deverá evitar o seu consumo.

Recordamos que o seu uso não substitui os cuidados de um médico profissional!

Partilhar é cuidar!