14 características de pessoas que são emocionalmente maduras

Sentir-se desanimado em determinadas situações da vida é normal. Muitas vezes temos a impressão de que algumas pessoas são mais felizes do que nós e não têm problemas. Mas a verdade é que todos têm, o que muda é a forma como cada um encara os problemas.

Ninguém nasce sabendo lidar com qualquer situação na vida. O que acontece é que algumas pessoas usam sua experiência a seu favor. Cada problema se torna um aprendizado e você deixa de se preocupar com problemas pequenos. Existem pessoas que atingem essa maioridade depois de uma idade mais avançada, outras ainda na juventude. Não há regras.

Confira, a seguir, alguns sinais de que você atingiu o amadurecimento e se tornou um ser humano mais sensato.

1. Seus relacionamentos são menos dramáticos do que costumavam ser:

Drama não é sinal de maturidade. Na medida em que envelhecemos, o natural é que nos tornemos mais maduros. Então, é natural se lembrar de um passado em que os seus relacionamentos eram cheios de drama e cobrança. Porém, se atualmente você mudou é sinal de que amadureceu e passou a se preocupar e valorizar as coisas certas.

2. Você não tem medo de pedir ajuda:

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Na verdade, é até um sinal de força. Ninguém consegue conquistar nada sozinho, apenas com trabalho em equipe se conquista objetivos. Perguntar quando se tem dúvida ou pedir ajuda é um sinal de que você cresceu como pessoa.

3. Seus padrões se elevaram:

Você não tolera mais que te tratem mal ou ajam com você de forma desagradável, tanto em relacionamentos amorosos quanto familiares e de amizade. Você sabe que cada pessoa é responsável ​​por suas ações e não perde o seu tempo com que não te trata da forma que você merece.

4. Você abre mão daquilo que não te faz bem:

Muitas vezes não temos coragem de nos afastar de algo ou alguém que não nos faz bem, seja por medo, comodismo ou mesmo costume. Quando você começa a colocar o seu bem estar em primeiro lugar é sinal de que amadureceu e sabe que você não precisa passar por muitas das situações desagradáveis que vem passando.

5.Você se aceita como é:

Se aceitar como você é, tanto em relação as características físicas quanto mentais, é um grande sinal de amadurecimento. Todos nós temos alguns “defeitos” e não há problema algum em reconhecê-los, isso se torna negativo quando a pessoa começa a dar importância demais para isso.

6.Você aprendeu que falhas fazem parte do crescimento:

Nem todos podem ter sucesso em 100% do tempo. Isso não é algo real. A vida é formada por vitórias e derrotas. Por isso, olhe para os contratempos que surgirem na sua vida como trampolins para chegar a algo melhor. Se você notou que passou a se preocupar menos com as falhas e contratempos é sinal de que se tornou um ser humano mais maduro.

7.Você sabe com quem realmente pode contar:

Como dissemos no decorrer do artigo, ninguém consegue nada sozinho. Porém, nem sempre as pessoas estão dispostas a nos ajudar. É normal que tenhamos decepções relacionadas a isso durante a vida. Porém, depois de um certo tempo você ganha experiência e passa a saber exatamente com quais pessoas pode contar.

8.Você não reclama muito:

Porque você sabe que não tem motivos para reclamar. A menos que você realmente tenha passado por alguma experiência de vida horrível e tenha tido perdas inimagináveis, mais do que todos nós experimentamos no dia-a-dia. Se esse não for o caso, você não deve ficar reclamando de tudo. As pessoas maduras são aquelas que substituem a reclamação por gratidão por tudo que têm.

9.Você consegue comemorar o sucesso dos outros:

Só porque outras pessoas têm sucesso não significa que você seja um fracasso. Saiba comemorar o sucesso das pessoas que você gosta, sem sentir inveja ou se sentir inferior. Quanto mais energia positiva que você der para as vitórias dos outros, mais você vai conquistar para si mesmo.

10.Você tem objetivos que se tornaram realidade:

Apesar de saber que as falhas fazem parte da vida, você não deixou de correr atrás dos seus objetivos e, com isso, conseguiu realizá-los, ou pelo menos alguns deles. Olhe para trás e observe, muitas vezes acabamos nem nos lembrando dos objetivos que já conquistamos.

11.Você ama e se deixa ser amado:

O amor é um dos sentimentos mais bonitos que existem, porém ele traz um medo terrível, que é o da rejeição. As pessoas que passaram dessa fase de sentir medo e conseguem abrir seu coração o suficiente para amar e serem amadas, então é sinal de que você soube aproveitar todas as suas experiências de vida para amadurecer.

12.Você não se importa com o que os outros pensam:

Você sabe que você não pode agradar a todos e que os padrões que a sociedade impõe muitas vezes é irrealista. Sofrer pensando no que os outros acham de você é uma total perda de tempo. Uma pessoa pode se considerar realmente madura quando consegue ser e agir da forma que quiser sem se preocupar com a opinião de terceiros.

13.Você sabe ver o lado positivo das coisas:

A vida pode ser cheia de decepções – se você optar por vê-la dessa forma. Caso contrário, tudo o que acontece são oportunidades de aprendizado. Nenhuma experiência negativa é desperdiçada, pois é possível aprender com ela. Saber ver o lado positivo de qualquer situação, por mais assustadora que ela possa parecer, é um grande sinal de maturidade.

14.Você aceita o que não pode mudar:

É preciso ter força para lutar pelo que queremos, mas também é fundamental saber aceitar o que não conseguiremos mudar. Isso é sinal de que você sabe dividir as coisas e não perde tempo com aquilo que não vai resultar em nada.


PELA WEB

Loading...