10 Erros Mais Comuns Na Educação Dos Filhos!!

Hoje em dia os pais tentam dar tudo o que podem aos filhos e muitas vezes não sabem dizer não, o que acaba por prejudicar a educação das crianças e torná-los em indivíduos inseguros, egoístas, e nada preparados para a vida adulta.

Neste artigo reunimos 10 dos erros mais comuns que os pais cometem na educação dos seus filhos, acabando por limitá-los e dificultarem o seu sucesso pessoal e profissional.

1. Não contar aos filhos os erros que cometemos no passado

Vai chegar uma altura em que os filhos vão querer ter as suas próprias experiências, mesmo que cometam erros, e deves permitir que isso aconteça, mas sempre com a tua orientação em situações e coisas que eles desconheçam. Contar experiências passadas pode ser mais eficaz do que um sermão.

2. “Faz o que eu digo, não faças o que eu faço”

Se queres que os teus filhos não façam uma determinada coisa, esse exemplo tem de vir de ti. Não podes crer que eles não façam algo que tu próprio(a) fazes.

3. Confundir inteligência com maturidade

O facto dos teus filhos serem bastante inteligentes não quer dizer que já estejam preparados para enfrentar o mundo real.

4. Mostrar demasiado entusiasmo cedo demais

O facto de a criança cantar bem, por exemplo, não quer dizer que seja a melhor cantora do mundo, e se a fizeres achar isso, só a vai prejudicar no futuro, pois vai chegar uma altura que ela vai ter um choque.

5. Proteger o teu filho de tudo e de todos

Apesar de todos os perigos que existem hoje em dia, deves deixar que os teus filhos brinquem à vontade, que magoem o joelho a jogar à bola, que caiam a andar de bicicleta, para evitar que sofram de fobias na sua vida adulta.

6. Ajudar cedo demais

Quando estão em situações mais difíceis devemos dar tempo para que ele arranjem uma solução sozinhos, senão habituam-se a que lhes resolvam todos os problemas e nunca vão estar preparados para a vida adulta.

7. Substituir o bom comportamento por sensação de culpa

Quando tens mais do que um filho é normal que não possas premiar todos ao mesmo tempo, mas não podes permitir que a sensação de culpa por não premiares os outros sobreponha ao facto de só premiares aquele que demonstrou bom comportamento, senão eles não vão perceber que as recompensas são fruto de bom comportamento e esforço.

8. Uso exagerado de autoridade

Quando demonstras demasiada autoridade só faz com que os teus filhos fiquem com medo de ti.

9. Mentir

Quando mentes para conseguires que os teus filhos façam algo, isso acaba por quebrar a relação de confiança que existe entre vocês e indicar-lhes que mentir é um comportamento normal.

10. Desautorizar o pai (ou a mãe) à frente da criança

Ao fazê-lo a criança nunca vai ter respeito pelo pai (ou pela mãe), pois entenderá que o limite imposto por um dos pais não é verdadeiro e essa ideia pode dificultar que a criança obedeça e cumpra regras.

Vê também: Descobre Como Vai Ser O Teu Primeiro Filho(a)!!
Partilhar é cuidar!